Imagine só essa situação.
Em um dia chuvoso, você está dirigindo e passa sobre uma camada de água na pista e o veículo literalmente flutua, fazendo com que perca o controle da situação.
Esse fenômeno é conhecido por aquaplanagem, responsável por um alto risco de acidentes.
Por conta de situações como essa, que não dependem somente do motorista, é importante redobrar a atenção ao dirigir na chuva.
Simples hábitos ajudam a tornar seu caminho mais tranquilo e seguro, como pesquisar se o seu destino corre riscos de pontos de alagamentos.
Precaver a aquaplanagem pode minimizar muitos transtornos. Confira!
Vá na boa!
A alta velocidade facilita a entrada de água por de baixo dos pneus.
Não corra! Reduza a velocidade, mesmo que a via permita uma velocidade superior.
De olho nos pneus
Pneus gastos fazem com que o veículo aquaplane facilmente, sem aderência ao solo.
A dica é calibrar os pneus e manter a pressão indicada pelo manual do fabricante. Outra ação é realizar o rodízio dos pneus a cada 5 mil quilômetros.
Pontos de alagamento
Passar por trechos alagados aumentam as chances de falhas no acionamento dos freios em razão dos componentes ainda estarem molhados. Para secá-lo, posicione a embreagem na primeira ou segunda marcha, acione o pedal do acelerador com o pé direito e o freio com o esquerdo.
E se acontecer uma aquaplanagem?
– Retire o pé do acelerador
– Não pise no pedal do freio bruscamente.
– Segure firme o volante para manter as rodas retas.
– Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente o volante de um lado para o outro para sentir que o veículo recuperou a aderência.
– Caso seu veículo possua freios ABS (que não trava as rodas completamente), aplique alguma força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até retomar o controle total do veículo.
FONTE:sekurit-partner.com.br