Chevrolet Onix

O Onix é um automóvel hatchback, sedan e notchback, produzido pela Chevrolet; desenvolvido e fabricado pela General Motors do Brasil.

Em 2013, foi apresentado no salão de São Paulo, sendo uma das atrações da Chevrolet.

Lançado com a missão de substituir o Celta, (posteriormente substituiu o Chevrolet Sonic e o Chevrolet Agile) o Onix é baseado na arquitetura global de veículos pequenos da General Motors, GSV, GAMMA II ou GEM.

A nova geração do modelo alcançou 500 mil unidades produzidas na fábrica de Gravataí, Rio Grande do Sul, tendo acumulado mais de 2,2 milhões de unidades – somando todas as gerações, derivações e versões do Onix feitas desde 2012 – ou aproximadamente 80% do volume global acumulado.


Posicionamento no Mercado

É vendido nas versões 1.0, LT 1.0, LTZ e Premier 1.0 turbo com Câmbio Manual e Automático.

Possui como principais concorrentes no mercado brasileiro o Volkswagen Polo, o Fiat Argo, o Ford Ka e o Hyundai HB20.

Em 2015, trouxe inovações na central multimídia para manter o condutor mais conectado ao carro, adiciona controles de áudio no volante, volante revestido em couro na versão com câmbio automático, para-choques e maçanetas na cor do veículo a partir da versão LT.

Também alcança o posto de veiculo com a menor desvalorização no mercado e com o melhor valor de revenda. Em 2016 recebeu um facelift, ganhando uma nova frente, sistema OnStar e a 2ª geração do sistema MyLink. Em 2017, a motorização foi atualizada visando a economia de combustível. Em 2018, o veículo ganha o câmbio CVT de 6 velocidades.

É o primeiro carro do segmento com wi-fi embarcado e outras tecnologias de categorias superiores como Easy Park, Side Blind Zone Alert, lanterna LED, ar condicionado eletrônico, sistema MyLink, carregador wireless e OnStar para manter o condutor mais conectado ao carro.


Joy

A partir de 2019 com estreia da segunda geração do carro a primeira passou a ser vendido sob nova designação, abandonando o nome Onix e se chamando apenas Chevrolet Joy com motor 1.0 aspirado.

O mesmo vale para o sedan, o antigo prisma que agora se chama Joy Plus.

Em 2021, deixou de ser comercializado no Brasil, apesar da produção ter seguido na fábrica de São Caetano do Sul para exportação até outubro de 2022, quando passou a ser produzido na Colômbia para abrir espaço para a nova Montana


fonte: wikipedia